Atividades físicas durante a gestação
Por Amanda Puly
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas transformações. Os pés incham, os peso aumenta, podem surgir dores na coluna, etc.
Cada gestante deve consultar seu obstetra antes de iniciar uma atividade física. Em geral, a liberação médica é a partir da 13ª semana, por conta do riso de aborto. Após esse período, os exercícios físicos podem trazer muitos benefícios à nova mamãe e ao bebê.
A prática de uma atividade física pode ajudar a aliviar o inchaço, melhorar a postura e as dores na coluna, além de prevenir o ganho excessivo de peso e preparar a mamãe para o parto.
A gestante deve procurar os exercícios que melhorem seu bem estar e sejam prazerosos. As mamães que já são ativas, devem moderar um pouco o ritmo, adaptando suas atividades à fase gestacional. Já as mamães mais sedentárias devem procurar atividades mais leves. Em ambos os casos, o ideal é procurar acompanhamento profissional.
Veja algumas atividades físicas mais indicadas e seus benefícios:
– Hidroginástica: fortalece músculos e articulações sem causar impacto. É um dos exercícios mais seguros para o feto, além de ser relaxante para a mamãe.
– Caminhada: é uma atividade quase sem custos. Basta vestir roupas e calçados confortáveis e levar uma garrafinha de água. Ajuda a manter a forma física, fortalece a musculatura e melhora a postura.
– Pilates: concilia concentração, relaxamento, respiração, flexibilidade e fortalecimento muscular. Muito indicado por fortalecer os músculos da coluna, pelve e abdomen.
– Yoga: tonifica os músculos, melhora o equilíbrio, a postura e a respiração. É também indicada por ser um exercício de baixo impacto.
Existem diversas outras modalidades que podem ser praticas por gestantes. Consulte seu médico, informe-se, faça aulas experimentais e aproveite essa fase com mais qualidade e respeitando seu corpo.