Como ajudar meu filho na lição de casa?

As férias estão acabando e com o retorno às aulas também voltam… as lições de casa. Não adianta deixar tudo por conta da criança, sem nem olhar se está conseguindo fazer ou não. Também não ajuda em nada fazer a lição por ela. Confira algumas dicas sobre como auxiliar melhor seu filho.

Doing-homework-happily-with-children

– O local é muito importante. O ambiente tem que estar bem iluminado, livre de distrações (lição com tv ligada não dá!) e limpo. Nada de alimentar-se na hora de fazer as tarefas!

– Mostre que você se importa. Dê uma olhadinha nos livros e cadernos, geralmente a tarefa de casa é um complemento do que já foi trabalhado na escola. Verifique a agenda, que é um canal de comunicação entre a família e a escola.

– Se o seu filho já sabe fazer sozinho, deixe que ele faça e confira depois se ficou tudo certo.

– Se houver a necessidade de auxiliá-lo, faça o pensar. Questione, leve-o a refletir sobre o conteúdo, sem dar a resposta pronta.

– Caso perceba que seu filho não entendeu e não sabe como fazer a tarefa, comunique-se com a professora via agenda mesmo. Certamente ela retomará a explicação.

– Nunca faça a lição pelo seu filho. Isso acontece muito e não ajuda a criança em nada. Pelo contrário, além de perder a oportunidade de entender melhor um conteúdo, você estará ensinando a seu filho que ele não precisa assumir suas responsabilidades.

Não é fácil parar a correria do dia a dia, mas esse momento é importante para seu filho. Vale a pena dedicar um tempinho!

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Responder