Quanto um bebê precisa engordar por dia?

Uma preocupação frequente entre as mamães é o ganho de peso do seu bebê.

Após o nascimento, o bebê pode perder até 10% do seu peso e isso é normal. A Pietra por exemplo, nasceu com 2930 Kg e saiu da maternidade com 2750 Kg.

Espera-se que o bebê ganhe em torno de 30 gramas por dia (bebês prematuros não seguem esse padrão), alguns um pouco mais, outros um pouco menos .

Lembrando que, ao contrário do que muitos dizem, não existe “leite fraco”. O que acontece com o leite materno é que primeiro o leite que sai é mais rico em água e, depois de um tempo, fica mais rico em gordura. Por isso a importância de esvaziar um peito durante a mamada e só então oferecer o outro peito se o bebê ainda não estiver satisfeito.

Uma boa forma de saber se o bebê está mamando bem (entre uma consulta e outra ao pediatra) é observar se ele está fazendo xixi normalmente. A mamãe deve se preocupar quando o bebê não está ou está fazendo pouquinho xixi.

De qualquer forma é importante ir periodicamente ao pediatra para verificar como está o ganho de peso do bebê e aproveitar para tirar todas as dúvidas que surgirem. É legal a mamãe ir anotando antes da consulta para não esquecer de nada!

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Brincar no outono

Brincar no outono

O outono é uma estação maravilhosa para aproveitar o contato com a natureza! A curiosidade é uma característica natural das crianças e poucos ambientes oferecem tantos desafios e provocações quanto a natureza. Observar as mudanças naturais que...

Responder